sábado, 8 de setembro de 2012

O bom humor de sempre para a plateia cativa


Com a presença de Edino Krieger, compositor residente da MIMO 2012, e Lu Araújo, Diretora Executiva da Mostra, o Duo Milewski trouxe seu habitual repertório para a Igreja da Misericórdia, na tarde dessa sexta. Começando com a Ungarisch do romântico norueguês Johan Halvorsen, Jerzy Milewski e Aleida Schweitzer apresentaram peças de Chopin, Gershwin e Debski, fora os choros de sempre: Tico tico no fubá e Brasileirinho.

Mas o programa do concerto teve também boas novidades: uma breve seleção do espanhol Manuel de Falla; Pretty Trix, de Joe Venuti, o pai do violino jazzístico; e, principalmente, três peças de Flausino Vale, maior compositor brasileiro para o instrumento. Do mineiro, foram tocadas Serenata onírica, Saudades da minha mãe e Ao pé da fogueira.

Jerzy aproveitou a oportunidade de ter Edino Krieger na plateia para brincar com ele: "Edino foi violinista mas compôs tão pouco para o instrumento", porém emendou: "Pior foi Chopin, que não compôs nada para violino". E depois de tocar uma transcrição de uma mazurca ainda retomou:

- Maestro, o que o senhor achou de Chopin.
- Não faria melhor - respondeu Krieger
- Tão vendo: ele ainda por cima é modesto. (risos)

Ao final, os agradecimentos ao público foram obrigatórios, segundo Jerzy, porque os ouvintes correram "um risco muito grande em sair de casa para assistir a um recital de violino solo, pois violino mal tocado é capaz de matar".

E para já despertar as saudades do Duo Milewski, deixamos aqui a melodia inesquecível de Country in E, de Krzesimir Debski, em um vídeo amador que encontramos do casal no YouTube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário