sábado, 8 de setembro de 2012

Naipes, orquestras e quartetos

Foto: Beto Figueiroa/O Santo

Não faltaram oportunidades, hoje na MIMO, para os fãs de música clássica que esperavam repertório de primeira. Logo pela manhã, os alunos das oficinas de instrumentos da Etapa Educativa executaram, no Teatro de Santa Isabel, obras de Gustav Holst (Suíte St. Paul, para cordas), Villa-Lobos (três movimentos do Quarteto de cordas n° 1), Ernst Mahle (Divertimento hexatonal para cordas), Emil Hartmann (Serenata op. 43, para sopros) e Edino Krieger.

De Krieger, foram tocadas a Suíte para cordas, a Serenata a cinco (para quinteto de sopros), Embalos (idem) e a Fanfarra concertante (sobre motivos do Hino Nacional Brasileiro) (para metais).

***

O compositor residente da MIMO 2012 também compareceu ao concerto de encerramento da sexta edição do Curso de Regência comandado pelo maestro Isaac Karabtchevsky, que lembrou a relevância da continuidade dessa iniciativa pelo festival: "O número de orquestras no Brasil já é pequeno e são poucos os regentes no país que são oportunidades aos jovens. Eu mesmo enfrentei isso no início de minha carreira em São Paulo"

Os alunos do curso selecionados para conduzir a Sinfônica de Barra Mansa - cujo empenho de seus integrantes foi reconhecido por Karabtchevsky, Edino Krieger e pelo público ao longo do concerto - foram os seguintes:

1. Abertura de "A flauta mágica"
- Daniel Nery (SE)

2. Sinfonia Eroica
- Antonio Henrique Seixas (RJ)
- José Renato Accioly (PE)
- Juliano Aniceto (RJ)
- Leonardo David (ES)

3. Terra Brasilis - III. O encontro
- Alfredo Barros (CE)

4. O pássaro de fogo - suíte
- João Carlos Rocha (SP)
- Ubiratã Rodrigues (RJ)
- Jorge Luis Uzcátegui (Venezuela)

***

Já na Basílica do Carmo, o Quarteto Borromeo realizou um concerto intimista e que não despertou nenhum fato alheio à execução musical que proporcionaram. Tudo estava contido ali, nas partituras que - fato inédito na história da MIMO, diga-se - podiam ser acompanhadas pelo público por uma projeção em tela. Vale a acrescentar que as partituras eram originais: o terceiro quarteto Razumovsky podia ser visto como deixado pelos garranchos traçados por Beethoven.

O repertório do Borromeo em João Pessoa e no Recife deu-se como anunciado pelo Estado de São Paulo:

"Começa com três animações de Nick emoldurando arranjo da famosa fuga para órgão de Bach BWV 552, o Vivace do quarteto opus 135 de Beethoven e Santa Claus is Comin to Town, música de Coots e Gillespie arranjada por Nick a partir da versão do pianista de jazz Bill Evans. Em seguida, a estreia sul-americana do quarteto Love Notes to Napa, de Daniel Brewbaker, compositor norte-americano de 61 anos, com projeção de partituras; e o terceiro dos quartetos Razumovsky, opus 59, de Beethoven, com projeção do manuscrito".

Nenhum comentário:

Postar um comentário