sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Suíngue sofisticado

Crédito: Renato Spencer

A primeira passagem de Arthur Verocai pela Mimo vai ficar na memória dos que estiveram presentes à Igreja da Sé nesta quinta (8). É que o maestro regeu uma orquestra de 30 músicos capazes de transitar, sem maiores dificuldades, entre as nuances do jazz, da bossa nova e de ritmos que vão do blues ao funk. Verocai contagiou a plateia com o suíngue sofisticado de suas composições, revisitando as influências mais básicas da música brasileira num repertório de 19 canções.

Carlos Dafé. Crédito: Renato Spencer

Clarisse Grova. Crédito: Renato Spencer

Carlos Dafé foi um show à parte de espontaneidade, com o gingado típico de representante da soul music. Clarisse Grova não ficou para trás, revelando todo o potencial de seu timbre, principalmente na execução de "O Tempo e O Vento". Juntos, os intérpretes emprestaram seus vocais impecáveis ora em dueto, ora em solo. Na orquestra, as cordas ficaram quase todas por conta dos 14 integrantes da Orquestra Experimental de Câmara, enquanto os membros do Projeto Coisa Fina cuidaram da percussão e dos metais. Ao passo que o primeiro grupo aparentava um ar contido, de extrema reverência, o pessoal do Coisa Fina esbanjou descontração e entusiasmo. Verocai parecia sintetizar ambos em sua postura que misturava jovialidade e firmeza. 

Crédito: Renato Spencer

Crédito: Renato Spencer

Assim como o próprio maestro declarou na apresentação, o único ensaio realizado anteriormente deu margem para o improviso aparecer, seguindo a tradição do jazz. Como saldo, um som orgânico, que deixou claro a competência de todos os envolvidos em realizá-lo. O público ainda teve direito ao merecido bis de "Na Boca do Sol". 

Crédito: Renato Spencer

Nenhum comentário:

Postar um comentário