terça-feira, 6 de setembro de 2011

OCCJP enfatiza repertório de compositores eruditos brasileiros

Em depoimento ao Blog da MIMO, o maestro Carlos Anísio comentou as atividades atuais e o repertório do concerto que a Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa apresentará no próximo sábado, dia 10, às 11h na Igreja da Sé, em Olinda.

A OCCJP existe há 11 anos e, como conta Anísio, baseou-se inicialmente na proposta de estabelecer um novo espaço para formação de jovens músicos oriundos das escolas de música de João Pessoa, mas que vem desde 2005 se afirmando como um grupo sinfônico-camerístico estável de forte atuação nas ações culturais da Fundação Cultural de João Pessoa. Atualmente, a OCCJP promove as seguintes séries de concertos: Série Nossos Solistas, Concertos Comemorativos, Série Didática, Concertos na Estação e Série Projetos Especiais.

O repertório, comentado pelo próprio Carlos Anísio, você confere aqui:

José Alberto Kaplan, 1935–2009 - Pianista e compositor argentino radicado na Paraíba a partir de 1961, com obra fortemente influenciada pelo neo-nacionalismo musical brasileiro (Camargo Guarnieri, Osvaldo Lacerda, Edino Kieger, etc.)
Abertura Festiva


Heitor Villa-Lobos, 1887–1959 - Compositor brasileiro.
Fantasia para Saxofone Soprano e Orquestra de Câmera
Obra da sua fase impressionista escrita em 1948 e dedicada ao músico francês Marcel Mule (1901-2001), famoso professor de saxofone do Conservatório de Paris.
Arimatéia Veríssimo, saxofone


Darius Milhaud, 1892–1974 - Compositor francês pertencente ao famoso grupo Les Six, juntamente com Poulenc, Auric, Honegger, Durey e Tailleferre, que viveu no Brasil como adido cultural na primeira década do século XX. Escreveu esta suite de danças no seu retorno à França entre 1920 e 1921, tiluladas com ruas e bairros cidade do Rio de Janeiro, carregada de brasilidade, mas sem deixar de lado suas técnicas composicionais características, como a politonalidade.
Saudades do Brasil
Overture
I. Sorocaba
II. Botafogo
III. Leme
IV. Copacabana
V. Ipanema
VI. Gavea
VII. Corcovado
VIII. Tijuca
IX. Sumaré
X. Paineiras
XI. Laranjeiras
XII. Paysandu


Sobre o quadro atual da música orquestral em João Pessoa, movimentado desde a década de 1980 graças à criação do Departamento de Música da UFPB e da restruturação da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB), Carlos Anísio relata que a capital paraibana conta com seis formações sinfônico/camerísticas em plena atividade e se destaca como um grande polo de formação de mão de obra para orquestras nordestinas e brasileiras, como as de Natal, Recife e Sergipe.

A OCCJP estreará 29 e 30 do mês de outubro o concerto de música contemporânea Cantata Bruta, com música de compositores ligados ao COMPOMUS - Laboratório de Composição Musical da UFPB, e texto de W. J. Solha. Saiba mais sobre esse concerto sábado aqui no Blog da MIMO, na entrevista exclusiva com o compositor J. Orlando Alves. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário