terça-feira, 6 de setembro de 2011

Etapa Educativa da MIMO 2011 oferece conhecimento musical a mais de mil participantes

Crédito: Divulgação
A Etapa Educativa da MIMO 2011 é o momento em que o público da mostra tem a oportunidade de aprender um pouco mais de música com nomes experientes do Brasil e do exterior. Com a coordenação da violinista Ana de Oliveira e do violonista pernambucano Caio Cezar, as atividades se dividem em workshops, master classes, oficinas de formação de orquestra, curso de regência e o programa MIMO para Iniciantes, que leva música às escolas da periferia da cidade. Reunindo o público de todas elas, o número de participantes ultrapassa o de mil pessoas.

Crédito: Divulgação
Nos workshops, artistas escalados para a MIMO 2011 ministram aulas e apresentam aspectos relevantes da sua técnica musical e carreira. As lições serão realizadas no Conservatório Pernambucano de Música (com), Centro de Educação Musical de Olinda (CEMO) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Nesta sexta-feira (09), por exemplo, o músico carioca Egberto Gismonti ministra o curso "Música: o passado é lição para se meditar, não para se reproduzir". Enquanto isso, as master classes exigem um pouco mais de técnica dos participantes: cinco anos de estudo musical atestados em seus respectivos instrumentos. Nelas, os professores Tim Fain e Daniel Gortler trabalham, individualmente, com cada executante, o seu repertorio indicado para violino e piano, respectivamente.

Crédito: Divulgação
Dirigido pelo maestro Isaac Karabtchevsky, o Curso de Regência conta com uma orquestra sinfônica à disposição dos participantes durante os seis dias de estudo. No final do curso, serão selecionados oito executantes para assumir a batuta e reger o concerto da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa no último dia de apresentações da MIMO 2011, no domingo (11). Nas Oficinas de Formação de Orquestra, músicos experientes coordenam aulas dinâmicas, em grupo, durante uma semana. No final, apresentam os resultados em um concerto também. O estudo de cordas friccionadas, dedilhadas e de madeira compõe as atividades da oficina.

Crédito: Divulgação
Pela sétima vez consecutiva, a dupla formada pelo violinista Jerzy Milewski, polonês naturalizado brasileiro, e da pianista catarinense Aleida Schweitzer, apresentam panorama da música ocidental a crianças de 5 a 10 anos da rede pública de ensino de Olinda. No programa Mimo para Iniciantes, os principais compositores do mundo, eruditos e também populares, são apresentados aos estudantes. Dessa vez, o programa homenageará o compositor moderno russo Stravinsky (1882-1971). As aulas são sempre fechadas e dedicadas, exclusivamente, aos alunos das escolas selecionadas. A programação completa da Etapa Educativa da MIMO 2011, além dos aprovados para participarem de suas atividades, podem ser conferidos no endereço eletrônico http://www.mimo.art.br/step_educational.


Assista ao video em que a cantora Alessandra Leão comenta a Etapa Educativa do ano passado:





Nenhum comentário:

Postar um comentário