domingo, 11 de setembro de 2011

Entrevista - André Mehmari

Foto: divulgação.

Hoje à noite, o jovem compositor e pianista André Mehmari faz a última apresentação da MIMO 2011 ao lado do bandolinista carioca radicado em Brasília Hamilton de Holanda. Tendo confortável trânsito por entre gêneros musicais diversos, como o jazz, a MPB instrumental e a música clássica, André e Hamilton prestam tributo a dois expoentes brasileiros de longo sucesso internacional: Hermeto Pascoal e Egberto Gismonti. Antes de sua viagem a Pernambuco, Mehmari concedeu uma breve entrevista ao Blog da MIMO via Facebook. Confira.

1. André, você já esteve em Pernambuco? Como foi e quais suas ligações com o estado (profissionais ou pessoais)? Sim. Estive duas vezes: a primeira lançando o Piano e Voz, disco em parceria com Ná Ozzetti (no belíssimo Santa Izabel) e depois em piano solo na MIMO. Acho que Pernambuco dá uma aula ao país de como preservar suas diversas manifestações artísticas populares de maneira viva e ativa. Sou muito ligado ao frevo e maracatu.

2. Quais músicas você destaca no repertório que será apresentado com Hamilton de Holanda?
Neste repertório só de pérolas imortais dos geniais Hermeto e Gismonti fica difícil apontar uma ou outra favorita. A obra toda é que nos interessa, a história que contamos em uma apresentação de pouco mais de uma hora de música intensa e sincera, feita com alegria, respeito, espontaneidade e rigor.

3. Em que projetos você está trabalhando no momento e quais as novidades que estão vindo por aí? Finalizei no mês passado meu primeiro CD, dedicado totalmente às minhas canções que venho compondo com vários parceiros ao longo dos anos. É um projeto bem grande que me trouxe muitas alegrias: são 15 cantores, 10 letristas e 26 instrumentistas num álbum duplo recheado de melodias e letras bem casadas.

4. Agora o espaço é livre pro que quiser falar.
Quero agradecer a nova oportunidade de voltar a este festival que adoro, que é dos mais bonitos que conheço. E desta vez, poderemos tocar este show Gismontipascoal que já apresentamos em países como Finlãndia, Irlanda, Alemanha, Italia e Bélgica -- mas que no nosso amado Brasil mesmo, temos infelizmente mais dificuldade de tocar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário