terça-feira, 6 de setembro de 2011

Curso de regência da Mimo atrai maestros de todo o País



Um dos mais consagrados maestros brasileiros está em Pernambuco, participando da Mostra Internacional de Música de Olinda (Mimo). E na passagem de Isaac Karabtchevsky, alunos de todo o país vieram apreender a arte da regência. 

A primeira aula não foi exatamente um concerto, mas foi extremamente importante para os 14 maestros que se inscreveram para subir ao palco. "É fundamental para a gente poder se capacitar e cada vez aprender mais com um maestro com a experiência, por exemplo, do Isaac Karabtchevsky. É fundamental para a gente beber dessa fonte”, destacou o maestro José Renato Accioly.

Quando o maestro Isaac Karabitchevsky chega ao palco do teatro, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, do Rio de Janeiro, já está preparada para a aula. Ela veio ao Recife exclusivamente para participar do curso de regência da Mimo. E Isaac Karabitcheveski gosta de ensinar. "Esse curso visa dar subsídio a esses jovens de praticar seus instrumentos de trabalho e moldá-lo, de criar sua própria sonoridade através de um contato regular com os músicos de uma orquestra sinfônica.”

Um a um, os maestros inscritos fazem sua participação. Eles escolheram  uma entre três músicas oferecidas pela coordenação e têm 11 minutos  para reger a orquestra sob o olhar super atento do maestro maior, que também faz interferências.

É desafiador, mas isso atrai gente de longe. Leonardo David, maestro no Espírito Santo, veio a Pernambuco para fazer o curso. E não é a primeira vez. "Já é o terceiro ano que faço. A primeira vez que fiz esse curso foi em 2008 e todo ano eu volto aqui porque é uma oportunidade maravilhosa estudar com um maestro tão respeitado, tão experiente e tão bom professor.”

Leandro Schaefer veio do interior do Rio Grande do Sul, para participa do curso de regência da Mino pela quinta vez. “Para mim é o momento que me recarrega as energias para um ano inteiro e ter a oportunidade de trabalhar um repertório sinfônico frente a uma orquestra profissional, como a orquestra Sinfônica de Barra Mansa, e sob orientação do renomado maestro Isaac Karabtchevsky  é um  privilégio enorme

Mais que receber uma aula super exclusiva de um dos mais importantes maestros brasileiros. Oito alunos serão selecionados por Karabitchevsky e terão a oportunidade de mostrar o talento ao público no próximo domingo.

Eles irão assumir a batuta diante da Orquestra de Barra Mansa num concerto que fará parte da programação da Mimo, às 11h no Seminário de Olinda. Para acompanhar o resultado dos alunos, não é preciso pagar.

Fonte: pe 360 graus 

Nenhum comentário:

Postar um comentário