segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Macalé e o Lexotan

Uma das várias histórias sobre Macalé contadas por Marco Abujamra chamou atenção especial. Mostrando o bom humor e a forte personalidade do cantor, Abujamra revelou um dos momentos considerados por ele como mais "tensos" da gravação do documentário.

Segundo ele, após uma discussão (incluida no documentário) entre Marco e Jards, os dois passaram um longo tempo sem se falar. Durante este período o documentário continuou a ser produzido e, quando finalizada a edição, Abujamra decidiu ligar para Macalé para mostrá-lo o resultado final.

Marcaram de assistir na casa do cantor, sozinhos, às 18:00. Pontual e apreensivo, o diretor chegou à casa do seu personagem com a fita debaixo do braço e logo descobriu que Macalé havia convidado um "bando de gente" (sic) para assistir ao documentário com eles. E o pior: às 20:00. Segundo o diretor, estas duas horas demoraram uma eternidade. Enquanto esperavam, os dois circulavam calados pela sala, tensos e pensativos. Eis que de repente Macalé interrompe o silêncio dizendo: "Ô Marco, (tira um comprimido do bolso) você tá afim de devidir esse comprimido de Lexotan comigo pra gente poder relaxar"?

Os dois riram, dividiram o remédio, acalmaram-se e tudo acabou bem. Os convidados chegaram, assistiram e adoraram o filme.

Hoje, Marco e Macalé são muito amigos.

Sobre Macalé e outras bossas


Foto: Rafael Moura

Apesar do não comparecimento de Jards Macalé na palestra que daria em parceria com o diretor Marco Abujamra, a conversa, mediada pelo também diretor Pedro Severiano, rendeu muita discussão e boas histórias. Convidado para falar sobre a relação entre música e cinema, o processo de produção do documentário JARDS MACALÉ: Um morcego na porta principal e sobre suas impressões extraídas da relação com o compositor, Abujamra aproveitou para discutir vários temas que iam desde as relações de Macalé com as gravadores até o polêmico sistema de arrecadação de direitos autorais no Brasil. Mas o fio condutor da conversa foi mesmo o processo de produção e a relação conflituosa entre diretor e personagem.

Para além da trilha-sonora

Um dos destaques da palestra desta tarde fica por conta do foco escolhido pelo diretor. Ao decidir falar sobre cinema e música por um viés não tão abordado, Marco Abujamra possibilitou o debate sobre vários temas além de trazer novas e engraçadas informações sobre o compositor outrora taxado de "maldito".

Mais fotos

Com um certo atraso, trago para vocês mais algumas fotos do show de ontem na Igreja Rosário dos Homens Pretos em Olinda.

Antônio Madureira e Sérgio Ferraz





Fotos: Rafael Moura

Passagem de Som


Foto: Rafael Moura

Enquanto a fila dos ingressos começa a se formar, a Orquestra Contemporânea de Olinda sobe ao palco para a passagem de som da apresentação que acontecerá hoje, às 22:00, no Carmo.

Festa da MIMO 2010

Ontem aconteceu, no Mercado da Ribeira, a tão comentada Festa da MIMO. A equipe do blog esteve presente no local para trazer informações para os leitores que não puderam comparecer. No entanto, todos foram repentinamente acometidos por uma crise de falta de memória momentânea e não conseguem lembrar da noite anterior.

Mas não se preocupem. Neste momento todos passam bem e já conseguem resgatar algumas lembranças anteriores à festa.

Pianista Heloísa Fernandes enche Igreja de Guadalupe com sons folclóricos


Imagens do Concerto em 04/09/2010 (Vídeo realizado pelo Blog da Mimo)

Melodias do Nordeste

"O mais belo de tudo era que a pesquisa era feita enquanto as músicas eram cantadas, naturalmente". Entra as inúmeras interveções da pianista paulista durante apresentação neste sábado (4) na Igreja de Guadalupe, em Olinda, não faltaram reverências ao pioneiro da pesquisa etnográfica brasileira, Mário de Andrade, tampouco à cultura musical da região. "Parabéns por vocês terem uma terra tão maravilhosa como essa, rica e cheia de música", dizia Heloísa, confortalvemente acompanhamente pelo reconhecido baixista Zeca Assumpção e pelo percussionista Ari Colares, que chamou atenção de todos ao introduzir o solo da canção sobre os índios Xucurus de Pernambuco. Mas além dos cânticos influenciados pelos rituais indígenas, durante a apresentação o trio ainda trabalhou com sonoridades do coco caboclinhos e com músicas religiosas de reverência ao Santo Antônio.

FOLCLORE - Como Mário de Andrade, foi possível observar nessa apresentação que a pianista, de fato, acredita que é possível encontrar a alma do Brasil através do estudo das melodias de sua própria gente. O mais interessante no entanto, é que em vez da utilização do folclore de cores típicas e ritmos fortes, a pianista preferiu uma atmosfera delicada e introspectiva. Pena que toda essa exuberância criativa não foi tão bem apropriada por parte da plateia. Por problemas na acústica, dificuldades de acesso ao local e programação repleta de outros concertos, alguns não puderam ficar até a execução da última composição sobre os caboclonhos. A mais vibrante, e genuinamente pernambucana, com a cara de carnaval e um reflexo de Olinda.

Mais

Uma festa a la Gnatalli

O espetáculo começa com um Bate Papo alegre, descontraído. Começar uma noite Assim é melhor! Vem uma Serenata no Joá, aquela Variação sobre um tema de viola, aquele belo Samba Canção e depois um Choro... aí a coisa esquenta! A fumaça do meu cachimbo já mostra que a festa tá boa. Todo mundo Remexendo na cadeira, cantarolando junto com a banda. Eis que de repente o caro Amigo Pedro anuncia que tá chegando ao fim. Dispara a tocar aquela Valsa Triste. Tudo muda. O público se senta novamente. Bate aquela Amargura, aquela tristeza que insiste em tomar conta do ambiente. O som começa a ficar baixinho, lento e, como um anúncio melancólico, o concerto vai tomando ares de encerramento. Os músicos se levantam, reverenciam a platéia. É hora de aplaudir, agradecer e esperar uma próxima vez.
_______________________

A referida festa acontecerá hoje, 06/09, às 19:00, no Seminário de Olinda, onde será realizada a apresentação do saxofonista Leo Gandelman e do grupo Novo Quinteto.

Uma estrela de Botafogo



Um dos mais importantes compositores de samba do Brasil, Walter Alfaiate passou muito tempo desconhecido do público até meados dos anos 70, quando foi descoberto na voz de Paulinho da Viola que regravou alguns de seus sambas como "cuidado, teu orgulho, te mata" entre outros. O sambista ficou bastante conhecido por compor sambas para escolas do Rio de Janeiro, até ser convidado pra ingressar no G.R.E.S da Portela. Apesar de possuir uma média de 200 sambas em cerca de 50 anos de carreira, Walter só gravou apenas um disco chamado "Olha aí". O documentário sobre sua vida: Walter Alfaiate - A elegância do samba vai contar com depoimentos de amigos e artistas que conviveram com o músico no bairro carioca de Botafogo.


Festival MIMO de cinema
Walter Alfaiate - A elegância do samba
Data: 06/09
Local: Mercado da Ribeira
Horário: 17:30

Sinfônica de Barra Mansa: conheça os bastidores equipe de produção

Produção: Elisama Neves (Foto: Davi Lira / Equipe do Blog da Mimo)

Há três anos produtora acompanha orquestra pelo Brasil

Da cidade de Barra Mansa, a 127 km do Rio de Janeiro, diretamente para Olinda. Não é somente a distância que é longa, a estadia também é esticada (são 9 dias de permanência), e a quantidade de passageiros é bastante expressiva (70 dos 110 componentes da orquestra desembarcaram em Pernambuco). Para dar conta de toda a organização de transporte, traslados, hospedagem e alimentação da orquestra residente da MIMO 2010, uma única pessoa, Elisama Neves.

Mas, a coordenadora de produção da sinfônica, mesmo com o corre e corre diário e cansativo, acumulado durante mais de três anos, comenta sobre a satisfação de participar desse grupo, fruto de um projeto de fomento à atividade musical no município. "O governo da cidade foi quem criou e implantou uma cultura de música em Barra Mansa. O grupo é resultado direto dessa política pública", afirma se referindo ao bem sucedido Projeto Música Nas Escolas.

Mais

Na véspera de feriado a pedida em Olinda é o Black Jack

Samba bem - edição especial after Mimo

Clássicos de grandes mestres sambistas. Esse é o repetório que promete agitar a cidade alta, após a programação da MIMO nesta segunda (6). Assim, para quem quer aproveitar Olinda por inteira, a pedida do fim de noite é O bar Black Jack que recebe em seu espaço, a partir das 23h, a banda Conjunto Maravilha. No repertório do grupo não faltará espaço para o Noite Ilustrada, Jorge Ben, Cartola e Clara Nunes, além, claro, de canções próprias.

ps: As primeiras 20 mulheres não pagam a entrada.

Serviço
» Black Jack Pub
» Praça de São Pedro, 32 (Olinda/PE)
» Ingressos: R$ 8 (homem) e R$ 5 (mulher)
» Outras informações: 81-88100755 ou 81-88372137

Mais

Veja imagens do quarto dia da MIMO 2010


Foto: Beto Figueiroa/UseFoto

Os caminhos da composição para o cinema

Pessoal, ontem na palestra sobre Música e Cinema, contamos com as participações do Diretor Walter Lima Jr. e o músico Wagner Tiso debatendo um pouco questões voltadas para a composição de uma trilha sonora. Enquanto o diretor disse que escreve seu roteiro baseado em um som, o músico faz o caminho inverso, compondo suas canções após uma uma visão imagética. O trabalho dos dois convidados foi analisado e intermediado pelo professor e cineasta: Pedro Severien. Confira abaixo algumas fotos do evento:

Fotos: Allissa Andrade

Tiso é Rock n' Roll

Pessoal, como vocês já acompanharam aqui, hoje é o dia da apresentação do músico Wagner Tiso. E, pra quem não sabe, Tiso foi um dos fundadores do grupo de rock "Som Imgainário". Considerada progressiva, a banda foi formada a princípio para acompanhar Milton Nascimento. Alguns de vocês devem saber que no final dos anos 60 e começo dos 70, alguns músicos brasileiros mergulharam na onda psicodélica, que virou febre durante aquele período. E com o Wagner Tiso não foi diferente, mergulhou por vários estilos, procurando aperfeiçoar cada vez mais suas composições. Como o próprio músico disse ontem: "Eu faço música! Não importa o estilo."

Aí vai uma mostra do que estou falando: Wagner Tiso tocando com o Som Imaginário:

Viva o Brasil!


Uma das mais belas igrejas da cidade alta em Olinda, recebeu nesse domingo às 16h30, o conjunto de Cellos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que apesar disso, tem músicos naturais de diversos lugares do Brasil.

Com peças que transitaram entre Bach (1685-1750) e Lachner (1856-1910), o conjunto apostou na contemporaneidade, através da música brasileira. Para isso não poderia faltar em seu repertório o grande maestro Villa-Lobos com a Bachianas Brasileiras nº 5, lindamente interpretada em seus dois movimentos, Ária e Dança, com a partipação da soprano Alzeny Nelo.

Continuando em solos brasileiros, ouvimos ainda Romeiros de São Fancisco de Ernst Widmer (que apesar de suíço, morou muito tempo no Brasil) com seu folclore baiano, seguida de Oniçá-Orê de Lindembergue Cardoso (1939-1989).

Entre uma peça e outra, o professor de Cellos da UFRN Fábio Presgrave ia ao microfone informar o que seria executado a seguir, como também contava algumas curiosidades; dentre elas, ao anunciar a peça de Ernst Widmer, explica que o compositor veio ao Brasil a convite Hans-Joachim Koellreutter (fundador da escola de música da Universidade Federal da Bahia), o qual fora também professor do músico Tom Zé.

Ao final do espetáculo, o conjunto voltou para o Bis sem anunciar o que seria ouvido, informando apenas que todos iriam reconhecer ao soar os primeiros acordes. E, para surpresa de todos o conjunto tocou com bastante entusiasmo o tema da abertura do desenho animado "Os Simpsons".

O poeta desconhecido da MPB


João do Vale é um dos compositores mais importantes da música brasileira, sendo interpretado e imortalizado por diversos artistas. Nascido no Maranhão, começou a vida se apresentando em rádios para divulgar suas canções, na maioria, baiões. A partir do sucesso de carcará que lançou Maria Bethânia como cantora, João começou a ganhar notoriedade, apresentando-se ao lado de músicos como Zé Keti e Nara Leão.

Hoje à noite será exibido no Mercado da Ribeira o curta em homenagem ao cantor e compositor intitulado
João do Vale - Muita gente desconhece e com direção de Werinton Kermes. A mostra será apresentada às 17:30.

Um artista multifacetado

20h30 - Wagner Tiso convida Brasil Ensemble, Victor Biglione e Márcio Mallard e Orquestra Sinfônica MIMO. Regência Guilherme Bernstein | Igreja da Sé (Olinda)

Wagner Tiso é um instrumentista completo. Compõe para as mais variadas formações, arranja com os mais refinados recursos, improvisa com a segurança de quem sabe o que quer e rege com a propriedade daquele que conhece a música por dentro. Não à toa, figura entre as mais importantes referências da música nacional. Nesse concerto, Tiso recebe o grupo Brasil Ensemble com quem executa temas como a sublime Melodia Sentimental, de Villa-Lobos, a tortuosa Luíza e a melancólica Chora Coração, de Tom e Vinícius. Dando vazão ao lado mais improvisativo, o pianista convida Victor Biglione e Márcio Mallard para interpretar temas com Samba de Uma Nota Só e Sonho de Carnaval. No gran finale, o público ouvirá sua vertente sinfônica. Acompanhado pela Orquestra MIMO conduzida pelo maestro Guilherme Bernstein, Tiso executa sua suíte em quatro movimentos Cenas Brasileiras. Uma riqueza de sonoridades e ambiências que só um artista tão polivalente torna possível. É fechar os olhos e ouvir o Brasil.

Igreja de Nossa Senhora do Monte

A Igreja do Monte, como é mais conhecida, tem a credencial de ser a mais distante das demais igrejas do Sítio Histórico olindense - e a segunda mais alta, após a Igreja do Seminário de Olinda.

Lá será realizado o concerto com o grupo Paraibones hoje e da Orquestra Mimo com Wagner Tiso amanhã, ambos às 16h30.

Confira neste mapa (ao alto e à direita, no bairro de Bonsucesso) a localização aproximada da Igreja do Monte (já que na verdade ela fica mais bem longe do que está indicado).

PS.: A posição de algumas das outras igrejas no citado mapa está incorreta, por isso a recomendação desse link só está sendo dada em virtude da Igreja do Monte.

Uma aventura não só musical, mas humana

Kurt Masur - Uma aventura musical, de Amit Breuer, nominalmente seria um documentário sobre a trajetória profissional de um dos mais considerados regentes da atualidade: Kurt Masur, de 83 anos. Porém, a diretora canadiano-israelense (ela tem perfil no Facebook, caso você queira trocar umas ideias) ressaltou sobretudo como a personalidade generosa do maestro alemão se revela tanto nos momentos de descontração quanto nos ensaios e concertos mais desafiadores.

Confira o trailer do filme:



Kurt Masur - Uma aventura musical será exibido no adro (pátio) da Igreja da Sé hoje às 19h.

Mais um concerto de homenagens

Sempre sorridente, o violinista Jerzy Milewski - ladeado pela esposa e pianista Aleida Schweitzer e pelo violoncelista Jorge Armando - mais uma vez conquistou o público da MIMO com seu bom-humor e virtuosismo em um programa constituído em sua maioria por transcrições inéditas de peças consagradas de Frédéric Chopin, feitas pelo pianista polonês Marek Żebrowski (diz-se Marék Jebróvski).

Mas além das transcrições da Mazurka, op. 67, do Cantabile, op. post, das Danças escocesas, op. 72 n° 3 e de outras partituras, o repertório contemplou também o interessante Trio, op. 8, uma das poucas obras chopinianas não escritas exclusivamente para piano, e duas peças que todo ano apresenta na MIMO:
Ungarisch, do romântico norueguês Johan Halvorsen, e Country in E, de Krzesimir Dębski (diz-se Cherchimir Demski), que envolve o público com aplausos puxados pelo pianista.

Jerzy ainda anunciou que Dębski concluiu recentemente um concerto para violino e orquestra que lhe foi dedicado e espera poder estreiá-lo em uma futura edição da Mostra.

No final da apresentação, tomado pelas lágrimas, o violinista pediu para Aleida falar ao público sobre a homenagem ao amigo Cussy de Almeida e então tocou um capricho sobre Carinhoso de Pixinguinha, escrito pelo maestro falecido em 23 de junho último. O bis ficou por conta de Tico-tico no fubá e Brasileirinho.

Festa da MIMO 2010

Estimados seres mortais, às 23h começou no Mercado da Ribeira a edição 2010 da Festa da Mimo, a mais concorrida e balada do ano no Sítio Histórico de Olinda. Vocês podem pensar que estamos dizendo isso porque somos uma equipe de imprensa institucional, mas só quem esteve lá dentro sabe o que tem de bom.
Apesar de a festa ser restrita aos músicos participantes da MIMO, aos jornalistas, à toda equipe de produção, aos colaboradores e aos patrocinadores, há uma pequena possibilidade de você ter sido chamado para fazer a festa bombar (principalmente se você for uma pessoa bonita e interessante), mas caso esteja lendo este post nesta madrugada, houve algo de errado ou você, por motivos de força maior, não pode estar conosco.

Simpatica e afetuosamente,

Equipe do Blog da Mimo

PS.: Claro que não estamos deixando de aproveitar a festa pra postar. Esta mensagem foi agendada.

Sorteio de convites 5 - final

Valendo o quinto e último convite, para a apresentação de Wagner Tiso, convidados e da Sinfônica Mimo, hoje na Igreja da Sé.

Bem fácil: Em qual famoso grupo da MPB mineira Wagner Tiso consagrou-se ao lado de Milton Nascimento, Flora Purim e Airto Moreira?

A primeira pessoa a responder corretamente nos comentários receberá a confirmação via e-mail e deverá ligar para o número informado, levando ainda um documento de identidade com foto na ocasião do recebimento do convite.

PS.: Não poderão participar pessoas que tenham contato pessoal ou profissional com os integrantes do Blog da Mimo ou com qualquer integrante da produção e da assessoria de imprensa da MIMO 2010.

OCO promete apoteose com show-baile no Carmo

Orquestra Contemporânea de Olinda in Concert

Davi Lira
Da equipe do Blog da Mimo

Não tem como não chamar atenção. São muitos solos, vários instrumentos e movimento que não para. A vasta tradição das orquestras do Brasil toma corpo nesse novo formato de arranjos coletivos de metais e percussão. A Orquestra Contemporânea de Olinda (OCO) promove um verdadeiro show-baile que envolve de fato muita gente, quem o diga Gilú, o seu idealizador. Da banda inicialmente formada por 15, lá em 2006, ficaram uns 10, quase todos oriundos do Grêmio Henrique Dias, sim ainda existem grêmios no Brasil! E é essa antiga galera do sopro, a grande responsável por toda essa reinvenção. Mas nessa orquestra pernambucana, o frevo e o maracatu ficam um poco de lado. O grande ator desse grupo é definitivamente a mescla. A mistura modernizante do jazz, ska, samba, da música jamaicana e do afrobeat.
ps: Carlos Malta promete participação no show

Concerto
Orquestra Contemporânea de Olinda
Data: 06/09/2010
Hora: 22:00
Local: Praça do Carmo (Olinda/PE)

Mais

Homenagem póstuma promete emocionar platéia

Simplesmente Radego

Davi Lira
Da equipe do Blog da Mimo

A tristeza, a perplexidade e o choque da perda completaram só dois meses. Mas “um coral de 16 trombones”, fiel representante de uma verdadeira escola de instrumentistas de sopro fomentada na Paraíba, através de Radegundis Feitosa, demonstra que o seu trabalho de ter sempre a bandeira da música no topo do mastro rendeu frutos. A homenagem do Paraibones ao sertanejo de Itaporanga e aos colegas instrumentistas Roberto Ângelo, Luís Benedito e Adenilton França, também acometidos pela tragédia veicular ocorrida em julho, busca vivificar cada vez mais o clima de leveza e entrosamento com a platéia sempre buscado por Radego. Obras como Canzon Septimi nº 2, do compositor renascentista Giovanni Gabrieli, e Suíte Monette, uma de suas peças favoritas, farão parte desse concerto. Os alunos e professores da UFPB, buscarão certamente trazer o calor do Sertão paraibano e a sombra dos cajus, sempre rememorados por Radego, à atmosfera do show, para buscar agraciar com singelas lembranças o percurso honesto e ético desse pastor virtuoso.

Concerto
Paraibones
Data: 06/09/2010
Hora: 21h
Local: Igreja do Monte (Olinda/PE)

Mais

Música que Transcende

O Alto da Sé está em reforma, e isso traz uma certa sensação de vazio. Vazio, porque fica o espaço branco e empoeirado, normalmente ocupado pelas tapioqueiras, onde as pessoas conversam e se confraternizam, contribuindo bastante com a atmosfera característica do sítio histórico. Mas, isso é apenas uma impressão, pois na Igreja da Sé tudo muda. Circula uma energia misteriosa oriunda daqueles que se reúnem pelo mesmo motivo. Nesse caso: a música.

No concerto dessa noite, o McCoy Tyner levou essa força a uma dimensão estratosférica. Acompanhado por Gerald Cannon ao contrabaixo e por Eric Gravatt à bateria, o pianista recebeu um dos grandes nomes do saxofone jazzístico: Gary Bartz. Já nos momentos iniciais da apresentação, Tyner e Bartz demonstraram a imediata cumplicidade construída ao longo de vários anos de carreira e assim as nuances vieram à tona. Na delicada Ballad for Aisha, os músicos expuseram seu lirismo com improvisações melodiosas e envolventes. Já em Moment's Notice de John Coltrane, o quarteto ficou completamente à vontade. Cannon e Gravatt proporcionaram uma base sólida para as hamonizações sofisticadas de McCoy fazendo com que Bartz se soltasse ainda mais em seu fraseado alucinante, levando o público ao delírio. Ao fim, o combo revisitou a clássica Fly with the Wind encerrando de forma brilhante esse memorável concerto.

A música é de fato um evento fugaz. Quando ela termina, nunca se pode capturá-la novamente. É como um sonho. Contudo, oportunidades de ver e ouvir um expoente como McCoy Tyner ficam registradas na memória. E compartilhar essa experiência com outras pessoas, tornam esse registro algo vivo.