quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Compasso quatro... Um, dois, três e...

Concertos podem ser uma experiência sempre renovadora para o público em geral, mas pouca atenção se dá aos ensaios*, nos quais são acertados exaustivamente os pontos necessários para se chegar a uma apresentação tida como desejável por maestros - ou executantes, no caso da música de câmara.

No Curso de Regência da Mimo, realizado pelo quarto ano seguido e ministrado por Isaac Karabtchevsky, é possível conhecer perfeitamente a dinâmica de trabalho de bastidores de uma orquestra sinfônica, com o diferencial de se tratar de um evento didático, onde tudo é passado a limpo: do gestual ao conhecimento de repertório, passando pelo tratamento com os músicos.

Até o próximo domingo, o Teatro de Santa Isabel abrigará durante as manhãs (nas lições práticas) e tardes (nas teóricas) as aulas com os 15 alunos executantes e 150 ouvintes, os quais contarão com a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa como orquestra residente. As aulas práticas acontecem no palco principal e as teóricas, no Salão Nobre.

É sobretudo interessante notar como a orquestra reage diferente ao comando de cada um dos alunos executantes, os quais dispõem de exatos 15 minutos nas aulas práticas para ensaiar a peça/movimento que lhe foi determinada e são filmados por uma câmera colocada de frente para eles (portanto, por trás da orquestra) para depois terem a performance comentada nas aulas teóricas por Karabtchevsky.

E o renomado maestro não deixa passar nada batido, como em uma de suas intervenções ao microfone, sempre ouvidas com atenção total: "O Adágio de Barber é um adágio mahleriano. Você tem de ouvir Mahler: as três notas finais do Adágio [de Barber] são as mesmas do final da Nona [de Mahler]"

***

* Em tempo, uma sugestiva recomendação cinematográfica: Ensaio de orquestra, de Fellini.

Fotos: Renato Spencer

Sorteio de convite 1 - Tempo encerrado

Resposta correta: Hector Berlioz (1803-1869) e Nikolai Rimsky-Korsakov* (1844-1908).

* Hoje, escrito Rímski-Korsakov na nova convenção da transliteração do russo para o português.

Era dos Festivais

Quem for ao festival de cinema da MIMO hoje à noite vai poder conferir um dos momentos mais cruciais da música brasileira. “Uma noite em 67” faz uma viagem ao passado, na época dos grandes festivais de canções brasileiras, onde o público também era personagem: ora coadjuvante, ora protagonista. Vaias, tomates, ovos e outros objetos poderiam cair sobre o artista, caso não agradasse àquela platéia tão exigente e fervorosa.

Artistas hoje mais que consagrados, naquela noite eram jovens rapazes inseguros em busca do reconhecimento. Episódios inusitados e emocionantes aconteceram no decorrer do espetáculo: um violão é quebrado e lançado contra a platéia. “Alegria Alegria” consegue reverter o público a seu favor. A vibrante “Ponteio” arranca lágrimas; sem contar com as divertidas entrevistas de bastidores ao longo da noite.

Sem dúvidas uma bela homenagem à uma época que presenteou nosso cenário cultural com artistas que dotam de grande capacidade de criação e competência musical, deixando legados até hoje apreciados e que influenciam gerações. “Uma noite em 67” nos remete ao embrião daquilo que foi e ainda é a verdadeira e autêntica música popular brasileira.

Sorteio de convites 1

Valendo o primeiro convite, para o Concerto de Abertura da MIMO 2010, na Igreja da Sé, com a Sinfônica de Barra Mansa e o maestro Isaac Karabtchevsky.

Serão executadas no concerto de hoje uma obra de Bizet e outra de Tchaikovsky, respectivamente um francês e um russo, bastante apreciados pelo domínio e bom gosto de orquestração. Que outros dois compositores, conterrâneos e contemporâneos menos conhecidos de Bizet e Tchaikovsky, foram conhecidos pelos famosos tratados de orquestração que escreveram, até hoje tomados como referência no mundo inteiro?

A primeira pessoa a responder corretamente nos comentários receberá a confirmação via e-mail e deverá ligar para o número informado, levando ainda um documento de identidade com foto na ocasião do recebimento do convite.

PS.: Não poderão participar pessoas que tenham contato pessoal ou profissional com os integrantes do Blog da Mimo ou com qualquer integrante da produção e da assessoria de imprensa da MIMO 2010.