segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Viva o Brasil!


Uma das mais belas igrejas da cidade alta em Olinda, recebeu nesse domingo às 16h30, o conjunto de Cellos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que apesar disso, tem músicos naturais de diversos lugares do Brasil.

Com peças que transitaram entre Bach (1685-1750) e Lachner (1856-1910), o conjunto apostou na contemporaneidade, através da música brasileira. Para isso não poderia faltar em seu repertório o grande maestro Villa-Lobos com a Bachianas Brasileiras nº 5, lindamente interpretada em seus dois movimentos, Ária e Dança, com a partipação da soprano Alzeny Nelo.

Continuando em solos brasileiros, ouvimos ainda Romeiros de São Fancisco de Ernst Widmer (que apesar de suíço, morou muito tempo no Brasil) com seu folclore baiano, seguida de Oniçá-Orê de Lindembergue Cardoso (1939-1989).

Entre uma peça e outra, o professor de Cellos da UFRN Fábio Presgrave ia ao microfone informar o que seria executado a seguir, como também contava algumas curiosidades; dentre elas, ao anunciar a peça de Ernst Widmer, explica que o compositor veio ao Brasil a convite Hans-Joachim Koellreutter (fundador da escola de música da Universidade Federal da Bahia), o qual fora também professor do músico Tom Zé.

Ao final do espetáculo, o conjunto voltou para o Bis sem anunciar o que seria ouvido, informando apenas que todos iriam reconhecer ao soar os primeiros acordes. E, para surpresa de todos o conjunto tocou com bastante entusiasmo o tema da abertura do desenho animado "Os Simpsons".

Nenhum comentário:

Postar um comentário