sábado, 4 de setembro de 2010

A Sinfonia em quatro movimentos de Danilo Guanais, nas palavras do próprio compositor

Hoje na Igreja da Sé, às 16h30, a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte apresentará a Suíte Miniatura do compositor paranaense Alceo Bocchino, decano dos compositores de música clássica brasileiros, no alto de seus 92 anos de idade.

Em seguida, será apresentada a peça principal do programa, a Sinfonia em quatro movimento de Danilo Guanais, que requer não só um aparato orquestral como também cênico para sua execução. Convidamos o compositor potiguar para falar um pouco de sua obra especialmente para o Blog da Mimo.

***

A Sinfonia em quatro movimentos (que chamo agora de Primeira Sinfonia) foi escrita entre 2000-2002 como obra final do meu mestrado em Composição na Unicamp. Sua estréia se deu em 2003 e ela foi novamente reapresentada integralmente em maio de 2004. Não existem gravações comerciais dessa obra.

A Sinfonia foi composta para um grupo grande de músicos, envolvendo os naipes normais da orquestra sinfônica e incluindo uma harpa e um piano, um grande aparato percussivo e um plano de luz específico, grafado em partitura. Um coro misto e quatro atores completam o conjunto da obra.

O texto foi construído com base no "Livro de adão e Eva", um apócrifo anterior à Idade Média. Dele foram retiradas as seções que tratam da expulsão de Adão e Eva do Jardim e dos sentimentos envolvidos na expulsão. Quatro personagens integram a dramaturgia do texto: O Narrador, que fala no primeiro e último movimentos; Deus, que fala no segundo e terceiro movimentos; Adão e Eva, que falam no segundo movimento.

Para a construção definitiva do texto, escolhi alguns poemas de Ariano Suassuna, de forte conotação simbólica, que se associam ao texto apócrifo de uma maneira surpreendente. Os poemas de Suassuna são sempre cantados pelo coro.

Musicalmente, a Sinfonia envolve procedimentos de composição aparentemente inconciliáveis, como Serialismo, Minimalismo e Cultura Popular. Esses elementos aparecem superpostos em toda a partitura. Da Cultura Popular norte-rio-grandense foram trazidos os Cabocolinhos e as Incelenças (como temas incidentais para Adão e Eva).

Essa conciliação entre diferentes linguagens na composição é o tema do meu doutorado, que desenvolvo atualmente no Rio de Janeiro, na Unirio, e que concluirá com a composição de uma Paixão de Cristo, com textos meus, do Evangelho de Marcos e de José Saramago.

Danilo Guanais

Nenhum comentário:

Postar um comentário