sábado, 4 de setembro de 2010

Que o coração seja tocado

Com exclusividade para o Blog da Mimo, os comentários do violoncelista Leonardo Altino sobre o repertório do recital que ele fará hoje às 18h, no Convento de São Francisco, ao lado de sua mãe, a pianista Ana Lúcia Altino Garcia.

***

REPERTÓRIO

J. BRAHMS
Sonata em Mi menor op. 38 para cello e piano
Allegro non troppo
Allegretto quasi Menuetto
Allegro


M. NOBRE
Poema III para violoncelo e piano Op.94 nº3
Desafio II para violoncello e piano Op.31/2a


D. SHOSTAKOVICH
Sonata em ré menor Op.40 para cello e piano
Allegro non troppo
Allegro
Largo
Allegro

G. CASSADÓ
Requiebros para cello e piano


***

Adoro esse programa por duas razões. Primeiramente, porque comecei a tocar essas peças ainda bem jovenzinho, antes de ir aos Estados Unidos, com a minha pianista favorita (aquela que também me trouxe ao mundo, junto com meu pai, é claro). Então, é um prazer enorme quando a gente toca junto novamente.

Adoro também essas obras porque são peças que vem do coração. Eu acho isso a parte mais importante na arte e no ser humano, que o coração seja tocado. Muitas vezes, ou seja no nosso dia-a-dia ou na arte ou qualquer outra parte da vida, é como se existisse uma camada ao redor do coração prevenindo a pessoa de amar e ser amado.

Esses compositores, em seus estilos diferentes e circunstâncias da vida distintas, conseguiram fazer essa conexão entre o coração e sua música. Da paixão dos temas lindíssimos do Brahms e sua densidade sonora e harmônica a beleza pura de “Poema” do Marlos Nobre e a força de “Desafio” do mesmo; da simplicidade da música do Shostakovich e seus gritos de protestos que a mesma esconde a fantasia e alegria de “Requiebros” do Cassadó e o calor do sangue espanhol em sua música.

Compositores que chegaram a esse objetivo de deixar seus corações expostos e transparentes. Eles se comoverem em suas vidas e traduziram esses sentimentos - suas alegrias, paixões e sofrimentos - em notas musicais. Cada peça apresenta dificuldades técnicas únicas, mas a parte mais difícil é além das notas: que o interprete deixe, mais uma vez, que o coração seja tocado.


Leonardo Altino

Nenhum comentário:

Postar um comentário