sábado, 4 de setembro de 2010

Pianista paulista aposta na instrospecção

Melodias do Brasil

Davi Lira
Da equipe do Blog da Mimo

A música de Heloísa Fernandes tem sons folclóricos. Como Mário de Andrade, a pianista acreditava que era possível encontrar a alma do Brasil através do estudo das melodias de sua própria gente, e que com essa busca seria possível criar novos trabalhos. Porém, em vez do folclore de cores típicas e ritmos fortes, a pianista preferiu uma atmosfera delicada e introspectiva.

Com os arranjos do baixista Zeca Assumpção e a percussão de Ari Colares, Candeias, finalizado em 2009, resume de forma profundamente nova e absolutamente harmoniosa o processo de transformação da própria identidade brasileira.

Mas se a essência dos sons remete a contribuição de Mario de Andrade, o propósito e o método da articulação dessas sonoridades fazem lembrar outro Andrade, o antropofágico Oswald. Isso porque Heloísa busca articular as influências das pesquisas folcloristas da década de 30 com sua visão peculiar de compositora urbana, vinculada à sua formação erudita. Assim, não há como não se surpreender e se chocar com tamanhos propósitos, efeitos e pelos traçados ritmados do seu piano.

Concerto
Heloísa Fernandes Trio
Data: 04/09/2010
Hora: 18h
Local: Igreja de Guadalupe (Olinda/PE)

Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário