sábado, 4 de setembro de 2010

O Sonho não acabou



"Vocês também têm o direito de sonhar". Falou ao microfone Luiz Bueno entre uma canção e outra executada na MIMO ontem. A igreja seminário de Olinda foi palco de um verdadeiro espetáculo proporcionado pela dupla. Ao som de seus vários violões, eles tocaram Beatles com a propriedade de quem conhece e domina por completo seus instrumentos e foram além das expectativas, transitando entre acordes mais sublimes aos mais dramáticos.


Interagindo bastante com o público, a dupla esbanjou simpatia, contando episódios inusitados sobre sua trajetória e a paixão pelos Beatles. Entre elas, Luiz pede a atenção do público ao apresentar um de seus tantos violões que fora criado pelo músico sambista Garoto (1915-1955), um instrumento de 4 cordas chamado de violão-tenor, criado para ser utilizado nas rodas de choro.

Dando sequência ao show, um dos momentos de maior interação, a dupla explica que até 1965 o quarteto britânico tinha tendência à músicas country e folk, concluindo que o som feito por eles naquele período poderia ser comparado a um autêntico sertanejo brasileiro. Alguém iria duvidar? Para comprovar que não estavam falando bobagem, a dupla antecipa o que acabara de falar, anunciando as músicas Here comes the sun e Mr. Moonlight.

Chegando aos instantes finais da apresentação, a dupla brinca com as músicas informando que aquele era o encontro entre os Beatles e a Duofel, momento onde demonstraram uma grande versatilidade ao tocar seus instrumentos. Fernando afina o violão para soar como um contra-baixo (instrumento que tocava antes, inspirado pelo Paul Mccartney), enquanto Luiz faz do seu um violoncelo, deslizando o arco sobre ele. Muita emoção ao ouvir os apelos dos primeiros acordes de Strawberry fields forever.

Um espetáculo lindo de ver e ouvir, arrebatando os corações daqueles que se faziam presentes no Seminário de Olinda, redescobrindo de maneira única e original, canções do quarteto de Liverpool que ultrapassaram décadas, mas que continuam listando o topo das grandes obras musicas feitas até hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário