segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Música que Transcende

O Alto da Sé está em reforma, e isso traz uma certa sensação de vazio. Vazio, porque fica o espaço branco e empoeirado, normalmente ocupado pelas tapioqueiras, onde as pessoas conversam e se confraternizam, contribuindo bastante com a atmosfera característica do sítio histórico. Mas, isso é apenas uma impressão, pois na Igreja da Sé tudo muda. Circula uma energia misteriosa oriunda daqueles que se reúnem pelo mesmo motivo. Nesse caso: a música.

No concerto dessa noite, o McCoy Tyner levou essa força a uma dimensão estratosférica. Acompanhado por Gerald Cannon ao contrabaixo e por Eric Gravatt à bateria, o pianista recebeu um dos grandes nomes do saxofone jazzístico: Gary Bartz. Já nos momentos iniciais da apresentação, Tyner e Bartz demonstraram a imediata cumplicidade construída ao longo de vários anos de carreira e assim as nuances vieram à tona. Na delicada Ballad for Aisha, os músicos expuseram seu lirismo com improvisações melodiosas e envolventes. Já em Moment's Notice de John Coltrane, o quarteto ficou completamente à vontade. Cannon e Gravatt proporcionaram uma base sólida para as hamonizações sofisticadas de McCoy fazendo com que Bartz se soltasse ainda mais em seu fraseado alucinante, levando o público ao delírio. Ao fim, o combo revisitou a clássica Fly with the Wind encerrando de forma brilhante esse memorável concerto.

A música é de fato um evento fugaz. Quando ela termina, nunca se pode capturá-la novamente. É como um sonho. Contudo, oportunidades de ver e ouvir um expoente como McCoy Tyner ficam registradas na memória. E compartilhar essa experiência com outras pessoas, tornam esse registro algo vivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário