sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Mudança no repertório

O programa do Concerto de abertura da MIMO 2010, com Isaac Karabtchevsky e a Sinfônica de Barra Mansa, constou somente da Sinfonia n° 5 de Tchaikovsky, tendo como bis a Abertura da ópera Carmen de Bizet. Mas como o visitante do Blog da Mimo tinha lido há mais de 24h, a Abertura estava escalada no repertório inicialmente previsto. Assim, o texto do programa original seria esse abaixo.

***

Outra sinfonia fatídica


Os primeiros acordes do concerto de abertura da MIMO 2010, bastante familiares até mesmo a quem não conhece música clássica, parecerão prometer entusiasmo do início ao fim da apresentação. Mas os meros dois minutos e poucos segundos da galopante Abertura da ópera Carmen de Bizet (1838-1875) se refrearão, por certo, com a serena introdução da Sinfonia n° 5 de Tchaikóvski (1840-1893), de 1888. O tema inicial, de feições tártaras, tocado pela clarineta e retirado de uma breve passagem da ópera Uma vida para o Tsar de Glinka (1804-1857) que diz “que não se torne sofrimento”, induziu a uma frequente associação dessa obra com a Quinta de Beethoven pelo seu caráter fatídico. No entanto, esse tema, tratado como um leitmotiv (motivo condutor) que perpassa os demais três movimentos da sinfonia e neles vai assumindo novas expressões, culmina com uma mensagem triunfalista, sugerindo que sempre podemos lutar contra nosso suposto destino.

Carlos Eduardo Amaral
Da equipe do Blog da Mimo
www.blogmimo.blogspot.com

***

Por motivos técnicos, o texto saiu sem título e assinatura, mas o lapso foi percebido e está sendo observado nos demais textos, de autoria de todos os membros do Blog da Mimo e publicados com antecedência a partir de hoje por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário