sábado, 4 de setembro de 2010

Mostra de Cinema da Mimo traz documentário sobre rádio revolucionária


Jovem não é idiota

Esse era o mote da programação da extinta Fluminense FM, rádio concebida em 1981 pelos jornalistas Samuel Wainer Filho e Luiz Antonio Mello. Tendo sua história projetada no curta feito em película de 35 mm, com duração de 20 minutos, a diretora Tetê Mattos mostra imagens de época e vários depoimentos de artistas e profissinais que passaram pela "A maldita". Uma rádio que revoluciou bastante, desde da abertura do espaço de divulgação para artistas como Paralamas do Sucesso, Lobão, Dado Villa-Lobos e Evandro Mesquita até pela inclusão de programas comandados interiramente por narradoras femininas.

Pela ousadia no retrato, o vídeo foi reverenciado no Festival de Curtas do Rio, em 2007, com o Prêmio do Júri Popular. Assim, mesmo para os menos adeptos ao rock dos anos 80, acompanhar o processo de reversão da ordem estabelecida, forte bandeira encampada pela Fluminense, pode ser uma boa pedida.

Ficha Técnica
Direção Tetê Mattos Produção Izabella Faya Fotografia Alex Araripe Roteiro Tetê Mattos Depoimentos Luiz Antonio Mello, Sergio Vasconcellos, Amaury Santos, Monika Venerabille, Selma Boiron, Milena Ciribelli Montagem Luiz Guimarães de Castro Música Herbert Vianna, Mário Neto, Laert Sarrumor

Festival Mimo de Cinema - Mostra Zona Subterrânea
Curta-metragem: A Maldita
Data: 04/09/2010
Hora: 17h30
Local: Mercado da Ribeira (Olinda/PE) Saiba onde fica

Nenhum comentário:

Postar um comentário