segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Mais um concerto de homenagens

Sempre sorridente, o violinista Jerzy Milewski - ladeado pela esposa e pianista Aleida Schweitzer e pelo violoncelista Jorge Armando - mais uma vez conquistou o público da MIMO com seu bom-humor e virtuosismo em um programa constituído em sua maioria por transcrições inéditas de peças consagradas de Frédéric Chopin, feitas pelo pianista polonês Marek Żebrowski (diz-se Marék Jebróvski).

Mas além das transcrições da Mazurka, op. 67, do Cantabile, op. post, das Danças escocesas, op. 72 n° 3 e de outras partituras, o repertório contemplou também o interessante Trio, op. 8, uma das poucas obras chopinianas não escritas exclusivamente para piano, e duas peças que todo ano apresenta na MIMO:
Ungarisch, do romântico norueguês Johan Halvorsen, e Country in E, de Krzesimir Dębski (diz-se Cherchimir Demski), que envolve o público com aplausos puxados pelo pianista.

Jerzy ainda anunciou que Dębski concluiu recentemente um concerto para violino e orquestra que lhe foi dedicado e espera poder estreiá-lo em uma futura edição da Mostra.

No final da apresentação, tomado pelas lágrimas, o violinista pediu para Aleida falar ao público sobre a homenagem ao amigo Cussy de Almeida e então tocou um capricho sobre Carinhoso de Pixinguinha, escrito pelo maestro falecido em 23 de junho último. O bis ficou por conta de Tico-tico no fubá e Brasileirinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário