sábado, 4 de setembro de 2010

Documentário mostra panorama de 60 anos do rock brazuca


Veja um trechinho de 5 minutos do doc

De Erasmo a Mallu Magalhães

Para alguns a colagem das imagens e depoimentos, de tão intensa, chega a ser um pouco cansativa, mas para tantos outros o documentário de 67 minutos do roqueiro de carteirinha Bernardo Palmeiro, lançado em 2009, pode ser encarado como um verdadeiro mosaico de 60 anos de rock brasileiro.

Os registros em vídeo capturam desde Robertão e Erasmo Carlos, passando por Secos & Molhados, Mutantes e Blitz! até os mordeninhos NX Zero, Fresno e CPM 22. Sem esquecer é claros das divas e onipresentes coqueluches internéticas: Cansei de Ser Sexy (CSS) e Mallu Magalhães, que conseguiram espaços impensáveis na indústria (ou não) fonográfica internacional e nacional, através do canal (dito por uns) mais democrático até então existente: o Youtube.

Nessa trajetória do rock brazuca, nada de ode ao "fortalecimento do ingrediente brasileiro" e "regionalismo por regionalismo": cantoras como Pitty e grupos como Nação Zumbi demonstram que a autenticidade e inovação ultrapassam as (talvez) simples e previsíveis barreiras geográficas e estéticas da música.

Ficha técnica
Direção e Fotografia Bernardo Palmeiro
Roteiro Kika Serra

Festival Mimo de Cinema - Mostra Zona Subterrânea
Longa: Rock Brasileiro – História em Imagens
Data: 04/09/2010
Hora: 17h50 (logo após o curta "A maldita")
Local: Mercado da Ribeira (Olinda/PE) Saiba onde fica

Nenhum comentário:

Postar um comentário