sábado, 4 de setembro de 2010

Continuação

Lenine é, sem dúvida, um dos mais respeitados artistas pernambucanos da cena atual. E parte daí a importância do documentário Continuação, do diretor e jornalista Rodrigo Pinto, apresentado hoje, às 20:00, no Mercado da Ribeira. Como se não bastasse a história e a intimidade do pernambucano, exposta de uma maneira bem humorada e espontânea, o documentário ainda traz algumas reflexões sobre o início da carreira, a cadeia produtiva da música e os desafios do artista contemporâneo frente às novas tecnologias de produção e distribuição dos bens culturais, além das mudanças nas práticas de consumo geradas pela internet. A dúvida de Lenine parece resumir em parte a dúvida do meio artístico em geral que vê uma parte de suas bases econômicas serem quebradas de uma hora para a outra sem a criação imediata de alternativas viáveis.

As gravações, realizadas durante o período de produção do CD Labiata, trazem uma oportunidade única para quem quer conhecer um pouco mais da vida e da obra de Lenine, além de apresentar com clareza e poesia os pensamentos que norteiam o cotidiano do cantor.

"Quando você não se diverte, há a grande possibilidade de não se lembrar com carinho daquilo que fez". A frase-síntese do seu pensamento demonstra o prazer com que trata a profissão que o fez desistir de um curso universitário e de uma vida em Recife para se mudar para o Rio de Janeiro. As conversas com os músicos e com os pais, ou os momentos em que Lenine parece conversar diretamente com seus expectadores revelam o quão divertida é a sua vida pessoal e profissional, o quão acertada foi sua escolha e parece indicar que boas lembranças surgiram das experiências vividas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário