domingo, 6 de setembro de 2009

O erudito de Boechat

Foto: Marcelo Lyra

Chegando no Convento de São Francisco, às 18h, tive a sorte de encontrar Joana Boechat ensaiando para o concerto que ocorreria em meia hora. Concentrada, a pianista dedicava-se aos acordes, enquanto a equipe da Mimo testava a iluminação, distribuía cadeiras e regulava o som, nos últimos ajustes. A chance de inquiri-la, sobre suas expectativas para o show e sobre sua opinião quanto ao festival, logo apareceu. "Estou muito feliz e muito honrada por tocar junto a pessoas nacionais e internacionais." Joana é calmíssima e foi solícita quando a abordei.

Ao começo do concerto, a pianista executou duas sonatas do barroco Domenico Scarlatti (1685-1757), compostas especialmente para um aluno excepcional na época em que o músico lecionava na Corte portuguesa. Após terminar as duas peças, Joana explicou o repertório que iria reproduzir ao piano, contextualizando os autores das obras de acordo com os períodos da música erudita aos quais cada um pertencia.

Assim, a platéia pôde apreciar tanto o romântico Brahms como os contemporâneos brasileiros Ronaldo Miranda (1948-) e Camargo Guarnieri (1907-1993) e o argentino Alberto Ginastera (1916-1983), além de conferir a maestria de Odeon de Ernesto Nazareth, no bis. E no final? "Não podia ter sido melhor, o público foi muito caloroso!", palavras da própria Joana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário